Prática milenar beneficia o desenvolvimento físico, emocional e educacional das crianças.

Aspectos físicos

Melhorar a consciência corporal:
Através das posturas do Yoga as crianças aprendem sobre o seu próprio corpo, percebendo e sentindo os movimentos.
Esta consciência do corpo é uma ferramenta valiosa para a vida.

Crescimento, flexibilidade e fortalecimento:
As posturas também ajudam no desenvolvimento da força e da flexibilidade, auxiliando no crescimento das crianças e prevenindo lesões futuras.

Desenvolver habilidades motoras:
O Yoga melhora o equilíbrio, a estabilidade e desenvolve a coordenação.
Ao desenvolver habilidades motoras, as crianças têm um maior sentido de espaço físico e temporal.

– Aspectos emocionais

Aumentar a concentração:
A movimentação de uma postura para outra, requer foco e autocontrole. Isso permite que as crianças aumentem sua concentração e consciência corporal, que é essencial para qualquer tipo de aprendizagem.

Elevar a autoestima e a autoconfiança:
As posturas precisam de força, flexibilidade e foco e isto leva as crianças a acreditar em suas capacidades e não desistir de seus objetivos e suas verdadeiras habilidades.
A persistência para alcançar uma postura gera autoconfiança em todos os momentos da vida.

Viver o momento presente:
O Yoga ensina a ter a consciência do momento presente, pois quando a nossa mente está pensando no Passado ou no Futuro, não conseguimos perceber o tempo Presente. Quando as crianças aprendem a focar no agora, aprendem a levar esta consciência do momento presente ao longo de suas vidas.

Cultivar um estado relaxado de corpo e mente:
As aulas de Yoga possuem um momento de quietude e relaxamento.
Mesmo que seja apenas por alguns minutos, as crianças aprendem a compreender a importância desta quietude interior, sentindo seus benefícios e acabam levando esse aprendizado para suas vidas diárias

Reconhecer e nomear as emoções:
Praticar Yoga oferece às crianças uma saída imediata para reduzir o estresse.
É um exercício ativo e relaxante ao mesmo tempo e todo exercício produz endorfinas, hormônios que causam bem estar.
Os exercícios de respiração e as técnicas de relaxamento, acalmam a mente, o corpo e ajudam a controlar as emoções. Além disto o Yoga ensina o não julgamento e a não competição em relação a si mesmo e aos outros. Estas são ferramentas que uma criança pode utilizar em qualquer situação difícil da sua vida.

Diminuir a ansiedade:
Yoga é uma prática muito eficaz para crianças com transtornos de ansiedade, pois acalma a mente, que por sua vez, alivia a resposta do corpo ao estresse.

– Aspectos educacionais

Favorecer a disciplina e a responsabilidade:
Quando as crianças percebem os benefícios de uma prática regular e que suas realizações não são imediatas, elas aprendem que os resultados dependem de disciplina e responsabilidade.

Aumentar a criatividade:
As aulas de Yoga para crianças devem ser temáticas e lúdicas, convidando as crianças a explorar sua própria criatividade e usar a sua imaginação sem limites e sem julgamento, expressando suas experiências e fazendo suas próprias posturas de maneira livre e criativa.

Interagir Socialmente:
O Yoga ensina às crianças que somos todos iguais, independentemente de aparência, etnia e religião. Todos nós temos corpos que funcionam, corações que amam e principalmente sentimentos. As posturas realizadas em duplas, permitem que as crianças compreendam o conceito de unidade e trabalho em conjunto, inspirando a serem gentis, pacientes, aceitando e respeitando as dificuldades e diferenças entre eles e seus colegas.

 

Pin It on Pinterest

Share This